Graças a informações prestadas pelo colaborador Reinaldo Martins, a quem agradeço,
hoje posso mostrar um filme com mais informações que o costume,
normalmente chutes ou susposições.
Este filme, gravado por meu avô, é de 1934, nesta ocasião, uma
equipe de pilotos alemães fez uma excursão pela América do Sul,
incluindo Rio e S.Paulo.
Fazia parte dessa equipe, a aviadora Hanna Reitsch, na época com 25
anos, exímia piloto de planadores. Aliás, era piloto de tudo que podia
voar nas décadas de 30 e 40, na Alemanha. Voou em todo tipo de
aeronave que era produzida na época.
O planador que faz as manobras sobre a Lagoa é um Grunau Baby II e
o outro, com asas de gaivota que está em terra, parece ser um
modelo DFS Habicht, construído especialmente para acrobacias.
O local dessa exibição, pousos e decolagens foi no Hipódromo da
Gávea e o oficial de ligação entre a equipe alemã e o governo Vargas
foi o Cel. Fontenelle, que aparece devidamente paramentado no filme,
mas que não consegui identificar, mas que um dia assistiu a esse filme
exibido pelo meu pai em sua casa.
PGomes
A Missão Cientifica Alemã de Voo a Vela, veio com as seguintes aeronaves:
ResponderExcluir1. Grunau Baby II que no retorno da Argentina à Alemanha, foi descarregado no Porto de Santos, pois, tinha sido comprado pelo Club Paulista de Planadores quando da passagem por São Paulo.
2. Fafnir I, Peter Riedel estabeleceu o 1.º voo de distancia no Brasil, decolando do Campo de Marte em São Paulo e pousando num campo arado nas redondezas de Tatui cobrindo a distancia de 125 km.
Face à calorosa recepção em São Paulo, a segunda versão do planador Fafnir II recebeu o nome e prefixo: SÃO PAULO!
3. HD I Condor que provavelmente é o que aparece no filme e tem também as asas tipo "Gaivota". Heini Dittmar foi o seu projetista, bateu o recorde mundial de altura no Rio de Janeiro, era instrutor mundial de renome e foi contratado como instrutor no Club Paulista de Planadores, formando a 1.ª turma de instrutores de Voo a Vela no Brasil.
4. Moazagotl tinha a envergadura de 20 m, todos, a menos do Grunau Baby tinham as asas tipo "Gaivota".
5. BFW Me 23 era o avião rebocador.
Abraços
Luiz Ishida
luiz@ishida.com.br